quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eu quero ser uma rosa!!


EU QUERO SER UMA ROSA!!

Quando falo ROSA, não me refiro a cor, mas da flor!!

"A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos." (wikipedia)

Pois é, quando falo de que eu gostaria de ser uma rosa é pq essa flor, além de bela, seu aroma está fora de todos os sentidos e até mesmo explicações! 

Quando alguem, o ser amado nos compara com uma rosa é uma forma de melhor transformação de seu amor, se eu pudesse transfigurar o amor em um objeto, eu transformaria em uma ROSA, não só o amor mas a paixão de um homem por uma mulher, ou de uma mulher por um homem. 
Quando um homem dar um buque de rosas para sua amada, é um gesto tão simples mas que transfigura um grande siginificado. 

Vamos descrever uma rosa: 
depende de sua cor, cada uma com um significado para a sociedade (amarela: amor platonico, ou funeral; branca: reverencia, inocencia, paz; champagne: simpatia, admiração; coloridas em tons claros: amizade; vermelha: paixão, amor, felicidade, respeito; cor de rosa: agradecimento e por ai vai...)... cheiro delicioso, cheiro que traduz o romantismo, libera nossos hormonios chamados de endorfina, que causa bem-estar, prazer, como é bom receber uma rosa, ficamos pisando nas nuvens. Hmmm agora chegamos nos espinhos certo??? CORRETO... quem disse que espinho é algo ruim? não, é uma proteção da ROSA, nos somos assim tbm nos protegemos, temos nossos espinhos... e o amor então... com certeza tem espinhos, tem barreiras. Se não, não seria o AMOR... ("O amor tudo suporta, tudo crer..." ) 

Então quando um homem nos compara a uma rosa, é como se ele falasse: "És linda e encantadora, mas de algum jeito se protege, pois possue os "espinhos" para protege-la!". 
Eu gostaria de ser chamada e comparada com uma ROSA!!! Pq ela é linda, encantadora, apesar de sua aparencia frágil, ela tem uma grande força de autopreservação e de proteção. E mesmo tendo espinhos e tudo o mais, ela é FRAGIL, não em sua parte do caule, mas quando tocamos as suas pétalas (em sua vida, nos seus medos, na sua fragilidade ) ela despetala-se toda, por que  ela é FRAGIL, precisa de cuidados especiais, precisa de alguem para cuidar, amar e proteger. Ela é linda, tem espinhos mas precisa de cuidados, nos mulheres somos difíceis de se lidar (como os homens tbm), nós temos nossas crises, nossos medos, anseios, algumas são ciumentas. Mas temos nossas qualidades. 

Acho lindo quando O pequeno Principe, demonstra tanto amor e cuidado pela sua rosa. Fala que precisa cuidar dela, que ela é alguem que ele morreria, que ele quer cuidar pra sempre. Um homem deve ver sua esposa como O pequeno pricipe olhava para sua rosa como sendo frágil, engenua, e elas para ele defendem-se como podem, usando sua unica arma que são os espinhos. 

Um resumo do resumo do livro O pequeno principe, que fala da Rosa: 

"Ela começou a crescer, parecia vir do nada. Ficou horas se arrumando e ajeitando suas pétalas... E é linda! Mas também orgulhosa, caprichosa e contraditória.

O pequeno príncipe apaixona-se e vive para atender aos seus caprichos: um lanchinho, o para-vento, uma redoma. Mas ela nunca está satisfeita e o nosso herói decide partir.

Embora pareça contraditória, entre caprichos e sabedoria, a rosa é extremamente feminina e sedutora. Por isso, cativa o coração do principezinho. " (explicação de como foi a relação do pequeno principe com a rosa extraida do livro O pequeno Principe)

 Ele, o principe, explica que, apesar de existirem milhares de flores parecidas, a dele é única, e foi o tempo que ele dedicou a ela que a fez tão importante. Pois é o  tempo em que o pequeno dedicou ao cuidar, ao zelar pela sua rosa que a tornou especial, engraçado que ele chega em um jardim onde ver várias e várias rosas que ele achava que era igual a dele, mas conversando com a raposa ele percebe que quando a rosa o cativou, ela se tornou unica pra ele, então ele olha para as rosas e fala:
"- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa." E a raposa nessa hora conta-lhe um grande segredo: "Só se ver bem com o CORAÇÃO, o essencial é invisível aos olhos!" e tbm... 

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

E a ROSA DO AMOR.... a rosa do amor que, de botão, transformara-se em uma flor resplandecente, uma flor com espinhos é verdade, mas que gosto teriam as belas coisas da vida se não existissem as dificuldades, por que passamos para gozar o triunfo da conquista!!!

Que cada um possa encontrar sua ROSA, que possam dar valor a ROSA que voces já possuem, que voces sejam responsáveis por ela, saibam cuidar, zelar e ama-las como se elas fossem não apenas mais uma de infinitas rosas mais a UNICA que o conquistou e o cativou... 

"Cativar quer dizer conquistar e requer responsabilidade. Responsabilidade por um amor, por um amigo, pelo talento que possuímos e pelo que conquistamos em nossa carreira profissional e pessoal.

Seja responsável pelas suas conquistas. Valorize-se. Cuide do que você cativou."


PS: Não custa nada também dar uma rosa (a flor mesmo) a alguém, pegue do jardim do vizinho se não tiver dinheiro (peça antes por favor, não roube kkk)... como diziam os antigos conquistadores "baratos", "Uma rosa para outra rosa!", vocês verão que a simplicidade, o carinho, o amor não precisa de muito!!! Basta dedicar-lhe tempo!!!

beijos e até a próxima!! Milena Cavalcanti

2 comentários:

  1. Eu vou ser o primeiro...uhul!!!!
    Vc tah cada dia melhor, suas palavras traduzem o que a gente não consegue definir...eu soh sei que a gente sente sem entender e vc consegue definir! Vc eh ótima nisso! Vc vai longe Mileninha! Eh sendo uma boa leitora que se aprende a ser uma boa escritora...vc tah no caminho certo! Bjo, amu tuh!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! quanta sensibilidade, verdade em cada palavra...todos os homens deveria ler seu texto e entender só um pouquinho do universo feminino...rs
    Parabéns!!! fiquei encantada...

    ResponderExcluir